sábado, 29 de setembro de 2012

Se toda a gente se juntar

.


 
Versão portuguesa de "La Semaine Sanglante", de Jean-Baptiste Clément e Pierre Dupont, interpretada pelo Coro da Achada.
 
 

14 comentários:

  1. Terreiro do Paço cheio contra governo da troika
    contra as políticas de austeridade do Governo.
    Muitos milhares de trabalhadores vieram de todo o país e marcharam pelas ruas da baixa lisboeta até ao Terreiro do Paço. "O povo perdeu o medo e está a demonstrar que quer outra política e um Portugal diferente", afirmou Arménio Carlos no início do seu discurso....Confrontando Passos Coelho com a promessa eleitoral de não exigir sacrifícios aos que mais precisam e ao invés de forçar os que mais têm a contribuir, Arménio deixou a questão: "De que está à espera o primeiro-ministro para se ir embora?". E em seguida, exigiu "Vá e o mais depressa possível".

    Arménio Carlos saudou as lutas e greves do Metro de Lisboa, da Transtejo, Soflusa, CP, Refer, Carris, STCP, professores, médicos, entre outras, destacando em particular as da Cerâmica Valadares e a Finnex, que lutam desde há meses pelo direito ao trabalho. "Este é o caminho que temos de proseguir para combater o cardápio da troika: um banquete para os ricos e poderosos à custa do rapar do tacho do povo, com Cavaco a chefe e Passos e Portas como cozinheiros exímios deste festim", prosseguiu.

    "Hoje têm de ouvir a voz do povo. Porque se não a ouvirem a bem terão de a ouvir a mal, com a exigência da demissão deste Governo e de mudança de políticas", acrescentou Arménio Carlos, para quem o problema atual não é o da crise política mas o da crise económica "que nos empurra para o precipício". O líder sindical diz que foi a luta do povo que fez o Governo recuar na TSU, mas que se prepara já "pela via das alterações dos escalões do IRS" para "roubar salários e pensões a todos os trabalhadores, reformados e pensionistas".

    Arménio Carlos deixou ainda críticas aos comentadores, e em particular a Marcelo Rebelo de Sousa, que tem defendido que o problema das medidas do Governo é que têm sido mal explicadas. "Mas eles pensam que os trabalhadores são burros?" perguntou. "Eles sabem bem o que estão a fazer. Há um plano arquitetado de colonização do nosso país", que passa por "pôr o Estado ao serviço do capital", acusou o líder sindical, dando o exemplo do desmantelar dos serviços públicos na educação, na saúde e na proteção social.

    O deputado do Bloco Francisco Louçã, também presente na manifestação, sublinhou à TVI a grande dimensão deste protesto, após a manifestação de 15 de setembro ter trazido à rua um milhão contra a troika e o governo de Passos Coelho e Paulo Portas.

    "Os sindicatos fizeram propostas sensatas sobre a tributação do capital e a justiça económica. Essa é a palavra do Tribunal Constitucional. O TC disse que assim é que se podia fazer a diferença e conseguir tributar aqueles que não pagam nada para recuperar a economia portuguesa", afirmou Louçã à TVI, criticando também a intervenção do consultor do Governo António Borges este sábado perante uma plateia de empresários.

    "António Borges veio hoje dizer com aquela arrogância extraordinária que ele tem que os portugueses são estúpidos por não perceberem como era belo tirar um mês de salário aos trabalhadores para entregar aos patrões. Mas os portugueses perceberam-no a ele muito bem, e a Passos Coelho e Paulo Portas. Porque aumentar o défice e o desemprego e a crise através destas medidas exige que nos juntemos todos: este povo na rua, toda a esquerda, todos os sindicatos, um povo enorme que está na rua. E eles sabem que essa força é a democracia".

    ResponderEliminar
  2. ATACAR E METER-LHES UM GRANDE CAGAÇO!
    NÃO ESTAMOS EM TEMPOS DE SES,SES, SES...

    ResponderEliminar
  3. É um convite, pois! Que nos entristecia ver recusado.

    Viva a República!
    Saudações republicanas
    Lena Pato
    Convite do «NÃO APAGUEM A MEMÓRIA!»
    DIA 4 OUTUBRO ÀS 20 HORAS - ST AMARO
    CORO LOPES GRAÇA E VITORINO, ENTRE OUTROS...
    ENTRADA GRATUIITA...

    ResponderEliminar
  4. ISTO PARECE 1 BLOGUE TIPO XANAX!
    ADORMECE E DESPERTA DE VEZ EM QUANDO...
    OU, SERÁ TIPO PROZAC?

    ResponderEliminar
  5. Portugal, em 1906, é um país profundamente dividido. As posições mais extremadas são entre os monárquicos unidos na defesa do rei D. Carlos e os republicanos que o pretendem derrubar para proclamar a república.

    Mas a realidade é ainda mais complexa do que as lutas políticas no parlamento, jornais e cafés deixam antever. Os dois partidos do regime, que se têm alternado no poder e formam e desfazem governos com a maior facilidade, fragmentam-se e tremem com uma nova ameaça: João Franco.

    Por sua vez, os republicanos debatem-se com os que defendem a queda da monarquia por métodos pacíficos e os radicais da Carbonária que pegaram em armas e fazem explodir bombas.

    A 1 de Fevereiro de 1908, no regresso de mais uma prolongada estadia em Vila Viçosa, o Rei D. Carlos e o príncipe herdeiro D. Luís Filipe, são assassinados em pleno Terreiro do Paço. Anarquistas afectos à Carbonária, Alfredo Costa, Manuel Buiça, entre outros, extinguem praticamente a monarquia portuguesa de um só golpe.

    A extrema violência deste acto deixa a sociedade Portuguesa consternada e culmina a clivagem entre os Monárquicos e os Republicanos. Esta série é um retrato dos tempos de enorme perturbação social que antecedem o Regicídio e das suas repercussões e convulsões, que acabaram por alterar implacavelmente o regime político Português.

    ResponderEliminar
  6. ATÉ O BUIÇA CONSEGUE SER MELHOR QUE ESTE "REVIRALHOS" ANESTESIADO...

    ResponderEliminar
  7. BUIÇA SEMPRE, DON CARLOS COELHO NUNCA MAIS!

    ResponderEliminar
  8. O REVIRALHOS ARRANJOU UM CONTRACTO COM A MANPOWER?

    ResponderEliminar
  9. VAI CHAMAR EXTREMA ESQUERDA À PUTA QUE TE PARIU!

    A EXTREMA CENTRO DIREITA, NÃO SE MISTURA!- dixit…
    ESTE P.S. É MESMO UMA GRANDE MERDA…
    QUEM PODE CONFIAR NESTA GENTE?
    NÃO SÃO CARNE NEM PEIXE…
    SÃO LULAS….
    OS PSD SÃO SOCIAL DEMOCRATAS, OS PS SÃO SOCIAL DEMOCRATAS…
    É O NÚMERO DE TACHOS QUE CONSEGUEM, QUE OS SEPARAM?
    QUE NOJO!
    A ROSA LUXEMBURGO ERA “SOCIAL DEMOCRATA”….

    FOI ASSASSINADA PELA DIREITA E PELA “EXTREMA CENTRO DIREITA”…

    O P.S. É A VERDADEIRA esquerda (?!) caviar!
    Assis, tenho pena de não te terem limpado o sebo em Felgueiras, quando tentaste limpar os sacos azuis do teu partido!

    ASSIS É DIGNO DE UM HORÁRIO ZERO DE RELIGIÃO E MORAL, ATENDENDO À HIPOCRISIA E AO CINISMO DESTA DISCIPLINA E AO SEU PRÓPRIO…

    ASSIS, FUCK YOU! YOU ARE SO DISGUSTING…

    ResponderEliminar
  10. http://5dias.net/2012/10/09/merkel-ficara-hoje-a-saber-que-ja-nao-sao-o-que-terao-sido/

    nie mehr! – NUNCA MAIS!
    WIR SIND KEINE ÜNTERMENSHEN!
    WIR SIND KEIN KONZENTRAZIONSLAGER!
    (não somos subsumamos , não somos um campo de concentração?)


    MENGELE, HERR DOKTOR, STRIKES BACK?!
    KEINE EXPERIMENTE MEHR! WIR SIND KEINE VERSUCHSTIER...
    (Mengele, o sr. doutor, volta a atacar?!)
    (nada de experiências! Não somos cobaias…)

    http://www.youtube.com/watch?v=j1VL-y9JHuI~
    http://www.youtube.com/watch?v=QUJ187mkMq8&feature=related

    WIR HABEN DAS NICHT VERGESSEN!
    (não esquecemos isto!)

    DEUTSCHLAND ÜBER ALLES?! SCHEISSE!
    ( a alemanha, acima de todos; merda!
    Ps- o laranja não é por acaso..

    ResponderEliminar
  11. Não queremos que O Reviralhos acabe.
    O Reviralhos é um blogue de "culto" e de referência.
    Temm análise política,tem música e sobretudo cultura...
    Não entrem de férias! Fazem-nos falta.

    Um grupo de fans

    ResponderEliminar
  12. O Buiça também não quer...
    E a "Rosa" se calhar também não...
    E o Liebknecht ainda menos...
    Força e menos preguiça.

    UM MENCHEVIQUE

    ResponderEliminar
  13. Que Se Lixe a Troika! - Manifestação Cultural
    No espírito das mais recentes mobilizações populares, um conjunto alargado de profissionais do mundo da cultura juntou-se a alguns dos subscritores do apelo às manifestações dos dias 15 e 21 de Setembro, sob o lema «Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas» para lançar um grande evento cultural. Há nesta altura um aumento da percepção da grave situação em que se encontra o país, sendo cada vez mais evidente e urgente a necessidade de outras perspectivas. A cultura é imprescindível para a consciência de um povo, e é essa própria consciência que por sua vez cria e dá conteúdo à cultura. Os profissionais da cultura não são excepção à situação exasperante em que o país e o mundo se encontram actualmente: é imprescindível reagir, é impensável não o fazer. Do encontro de vontades nascido nas mais recentes mobilizações surgiu a ideia de uma expressão cultural, uma manifestação marcadamente baseada nas artes e no espectáculo para contestar a austeridade e os seus implementadores: governo e troika. O dia 13 de Outubro será um dia de protesto internacional, o Global Noise, em que esta iniciativa também se insere. Será um marco histórico e cultural, trazendo da rua para a arte e da arte para a rua toda a energia que as percorre. Será um dia cheio de eventos, de música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente em todo o país.

    Cultura é Resistência!
    Que se lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas!

    Ana Nicolau, Belandina Vaz, Bruno Cabral, Bruno Neto, Carlos Mendes, Frederico Aleixo, Helena Romão, Joana Manuel, João Camargo, José Gema, Luís Pacheco Cunha, Magda Alves, Marco Marques, Myriam Zaluar, Paula Marques, Paula Nunes, Paulo Raposo, Ricardo Morte, Rita Veloso, Rui Franco, Sofia Nicholson
    Publicada por Que se Lixe a Troika em 17:42

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails