sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Amanhã, a Cultura junta-se à Resistência

.
 
 
No espírito das mais recentes mobilizações populares, um conjunto alargado de profissionais do mundo da cultura juntou-se a alguns dos subscritores do apelo às manifestações dos dias 15 e 21 de Setembro, sob o lema «Que se lixe a troika! Queremos as nossas Vidas» para lançar um grande evento cultural.
Há nesta altura um aumento da percepção da grave situação em que se encontra o país, sendo cada vez mais evidente e urgente a necessidade de outras perspectivas. A cultura é imprescindível para a consciência de um povo, e é essa própria consciência que por sua vez cria e dá conteúdo à cultura. Os profissionais da cultura não são excepção à situação exasperante em que o país e o mundo se encontram actualmente: é imprescindível reagir, é impensável não o fazer. Do encontro de vontades nascido nas mais recentes mobilizações surgiu a ideia de uma expressão cultural, uma manifestação marcadamente baseada nas artes e no espectáculo para contestar a austeridade e os seus implementadores: governo e troika.
O dia 13 de Outubro será um dia de protesto internacional, o Global Noise, em que esta iniciativa também se insere. Será um marco histórico e cultural, trazendo da rua para a arte e da arte para a rua toda a energia que as percorre. Será um dia cheio de eventos, de música, dança, teatro, poesia, pintura e todas as formas de arte que materializem o espírito de insubmissão que se sente em todo o país.

Cultura é Resistência!
Que se lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas!
 
 



Para além de Lisboa, encontram-se agendados protestos no Porto, Braga, Aveiro, Coimbra, Faro, Santarém, Setúbal e noutras cidades do país.
A listagem completa dos eventos pode ser consultada em: queselixeatroika15setembro.blogspot.pt


11 comentários:

  1. Uma dúvida
    por Daniel Oliveira

    O Prémio Nobel da Paz vai passar a ser dado a quem é tão pacifista que em vez de matar se suicida?


    União Europeia vence Prêmio Nobel da Paz de 2012
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 11:48 BR [-] Texto [+]


    1 de 1Versão na íntegra
    O prêmio, de 1,2 milhão de dólares, será concedido em Oslo, em 10 de dezembro. Não ficou claro quem representará a UE na cerimônia de entrega do cheque e como o dinheiro será aplicado.
    EM SEGREDO
    Concebida em segredo em um castelo perto de Bruxelas, a União Europeia de hoje foi criada pelo Tratado de Roma, de 1957, assinado com grande estardalhaço no Palazzo dei Conservatori, um edifício do século 15, na capital italiana.
    O bloco surgiu como um "mercado comum" de seis Estados e cresceu até se tornar a União Europeia, com 27 nações, desde a Irlanda no Atlântico a países nas fronteiras da Rússia.
    Na época, a Guerra Fria estava em pleno vigor depois que tanques da União Soviética esmagaram uma rebelião anticomunista em Budapeste. Países ocidentais liderados pelos Estados Unidos haviam formado a Otan e o governo russo respondeu com a criação do Pacto de Varsóvia.
    Mas a UE está agora mergulhada em crise, com enorme tensão em relação ao euro, a moeda comum compartilhada por 17 nações e criada para ampliar a união econômica e monetária.
    Políticos na Alemanha, uma das principais forças na fundação da UE, ficaram entusiasmados com o prêmio.
    A chanceler Angela Merkel, a mais poderosa líder europeia, disse ter sido uma "decisão maravilhosa". O presidente francês, François Hollande, cujo país forma o principal eixo de poder da UE, ao lado da Alemanha, afirmou ter sido uma "honra imensa".
    O governo britânico, menos comprometido com o ideal europeu do que outros Estados membros do bloco, não fez comentários sobre o prêmio.
    União Europeia vence Prêmio Nobel da Paz de 2012
    sexta-feira, 12 de outubro de 2012 11:48 BRT
    Mas um alto dirigente do oposicionista Partido Trabalhista, Ed Balls, fez um comentário sarcástico: "Vão comemorar hoje à noite em Atenas, não vão?"
    Em Madri, o empresário Francisco González, 62 anos, manifestou perplexidade: "Não vejo a lógica de a UE receber esse prêmio exatamente agora. Eles não podem nem mesmo chegar a um acordo entre si."
    Em Berlim, a relações-públicas Astrid Meinicke, 46 anos, também foi cética. "Acho curioso. Acho que a UE poderia ter se engajado um pouco melhor, especialmente na Síria", afirmou ela, perto da histórica Porta de Brandenburgo.
    Na sede do prêmio da paz, muitos noruegueses se opõem com firmeza à UE, avaliando que o bloco é uma ameaça à soberania das nações.
    A Noruega votou duas vezes contra a adesão do país a União Europeia, em 1972 e 1994. O país tem prosperado fora do bloco, parcialmente devido às enormes reservas de petróleo e gás.
    (Por Balazs Koranyi e Victoria Klesty)

    ResponderEliminar
  2. ESTOU MESMO MUITO CONTENTE!
    1 DOS BLOGUES QUE EU MAIS GOSTO, VOLTOU!
    NÃO DESISTAM POR FAVOR.
    NÃO SOU SÓ EU. HÁ MT GENTE QUE GOSTA DO REVIRALHOS...
    POR FAVOR NÃO DESISTAM, POR HAVER DE VEZ EM QUANDO, ALGUMAS BOCAS MAIS TONTAS OU MAIS SUBJECTIVAS...
    PRECISAMOS DO REVIRALHOS!
    im

    ResponderEliminar
  3. Lá estaremos amanhâ...

    ResponderEliminar
  4. MUITA GENTE AINDA NAO PERCEBEU.
    EM 2013 VAMOS TODOS MESMO ENTRAR PELO CANO...
    OU NOS "LEVANTAMOS" OU NOS DEITAM ABAIXO PARA SEMPRE...
    ESTAMOS À ESPERA DE PALMADINHAS NAS COSTAS?

    mais um desempregado

    ResponderEliminar
  5. Vamos à rua de novo e sempre.
    somos 2 professores sem colocação.
    perdemos o que perdemos e não temos mais nada a perder.

    ResponderEliminar
  6. das "artes" não sou mais que um espectador.Mas, mesmo como espectador, sinto que o país está a morrer...

    ResponderEliminar
  7. A cultura, com e como o turimo, é 1 bem exportável.
    Porquê que a direita é tâo burra?

    ResponderEliminar
  8. vamos à itália, à alemanha, à holanda e até mesmo à polónia e pagamos em tudo que é museu, igreja, campanário, castelo e sei lá que mais...
    Aqui até se permitem estar fechados aos feriados e nem têm informação decente sobre o nosso património e as nossas actividades culturais...
    OS TURISTAS COMPRAM CULTURA!
    Até, nós autótunes, mt vezes, sabemos o que acontece no fim de semana através dos jornais de 6ª feira!
    O SOL E A PRAIA NÃO VENDEM NO INVERNO...

    ResponderEliminar
  9. Um povo sem cultura é um povo disponível para aceitar qq tipo de populismo que os venha "salvar", tipo Hitler ou Salazar... Alguém quer isso?

    ResponderEliminar
  10. O Passos e o Relvas não passam de uns escroques, porque demoram tanto tempo a perceber isso?!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails